sábado, 17 de agosto de 2024

Os lugares que tenho (dentro) e o lugar que procuro | Les endroits que j'ai (à l'intérieur) et l'endroit que je recherche

 

© Virgínia do Carmo  | Trás-os-Montes, Portugal, 2024


You are my green ground. 
The green sand of my eye’s see shore.
The green that pushes away the grey 
of my hands and dye my path 
with green flying roses. You are 
the green shelter of my joy. The cheerful 
laugh of a green bird on the edge of the heart. 
My enchanted miracle. 
My green enchanted miracle. 
My green place. 

in Ecos de green rose, Poética Edições, 2019



Os lugares que tenho (dentro) e o lugar que procuro 

Dos filhos: tenho dois. Amo os dois com a intensidade dos relâmpagos das trovoadas de Maio. Para os dois componho as melodias mais belas que trauteio com as palavras  à flor das  lágrimas, aquelas que são de alegria, e que vêm de dentro, de muito fundo, dessa profundeza onde a escuridão não passa de um bonito  silêncio sem contornos definidos. 
Tenho dois e os dois me povoam o coração de flores campestres e arco-íris onde gosto de descansar o corpo de tanta correria atrás do mundo, que parece nunca esperar por mim. 
São dois luzeiros que me aguardam, sem saberem, no terminal de cada dia, quando desço da carruagem-coragem da jornada para o chão do indisfarçável cansaço. Dois lugares que me salvam desta incerteza de ser meu algum outro lugar. Ou seja, tenho dois lugares seguros onde habito quase sem querer, sem dar por isso, tão naturalmente. 
Além de mãe, sou filha. Mãe é também um lugar a que gostamos de regressar para sermos crianças outra vez. Que bom é esse colo. 
Tenho outro lugar chamado poesia. E outro chamado família, e outro chamado amigos. Pois se lugar é um sítio onde podemos pousar para beber, entenda-se, hidratar a alma, então tenho tantos lugares. E ainda tenho esse lugar, esse reino maravilhoso, onde cresci alimentada por pedras, montanhas e flores. 
Mas falta-me o outro lugar. O lugar da minha primeira e inteira inocência. O meu lugar-berço e, portanto, o lugar de onde parti para todos os outros. É esse o lugar que me preparo para revisitar, embalada por todas as outras procuras próprias da minha condição de incansável nostálgica. 
Faltam 17 dias. 

__

Les endroits que j'ai (à l'intérieur) et l'endroit que je recherche

Mes enfants : j'en ai deux. Je les aime tous les deux avec l'intensité des orages de mai. Pour eux deux, je compose les plus belles mélodies que je fredonne avec les mots des larmes, ceux de la joie, et qui viennent de l'intérieur, du plus profond, de cette profondeur où l'obscurité n'est rien d'autre qu'un beau silence sans contours définis. 
J'en ai deux et elles remplissent mon cœur de fleurs des champs et d'arcs-en-ciel où j'aime reposer mon corps de toutes les courses après le monde, qui ne semble jamais m'attendre. 
Deux lumières qui m'attendent, sans le savoir, à la fin de chaque jour, lorsque je descends du wagon-courage du journée et que je pose le pied sur le sol de l'indéniable fatigue. Deux lieux qui me sauvent de l'incertitude de ne pas appartenir à un autre endroit. En d'autres termes, j'ai deux lieux sûrs où je vis presque sans le vouloir, sans m'en rendre compte, si naturellement. 
En plus d'être une maman, je suis une fille. Maman c'est aussi un lieu où l'on aime revenir pour redevenir enfant. Comme c'est bon ce chouchoutage. 
J'ai un autre endroit qui s'appelle la poésie. Et un autre qui s'appelle la famille, et un autre qui s'appelle les amis. Car si un lieu est un endroit où l'on peut se poser pour boire, c'est-à-dire pour hydrater son âme, alors j'ai tellement de lieux. Et j'ai toujours ce lieu, ce merveilleux royaume, où j'ai grandi nourri de rochers, de montagnes et de fleurs. 
Mais il me manque l'autre endroit. Le lieu de ma première et totale innocence. Mon lieu de naissance et, par conséquent, le lieu à partir duquel j'ai commencé tous les autres. C'est cet endroit que je m'apprête à revisiter, absorbé par toutes les autres recherches qui accompagnent l'infatigable nostalgique que je suis. 
Il reste 17 jours.


6 comentários:

  1. Como é bom ler o que escreves, ou melhor ler te, que benção ser tua tia, pois assim sinto que também existo nesse teu mundo maravilhoso, Amo-te ❤️

    ResponderEliminar
  2. Dizes filhos. Dizes mãe. Dizes poesia. Dizes amigos. Dizes reino maravilhoso. E falas de tudo com uma emoção que só tu conheces e que sensibiliza quem te lê. Hás-de encontrar inteiro o lugar da tua inocência primeira. Esse lugar que há tanto tempo te espera. Esse lugar onde nada faça doer o coração. Que gosto passar por aqui.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graça, obrigada pelas palavras, sempre generosas e carinhosas! Um grande beijinho

      Eliminar
  3. Está tão bonito este espaço! Do texto/poema, dizer-te apenas que é um convite à viagem pela avenida larga dos afetos. Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem hajas, Lídia, por teres passado e teres parado para deixar palavras tuas! Um grande beijinho e saudades!

      Eliminar

Fazer da nostalgia um verbo | Faire de la nostalgie un verbe

   riviére Ain Sempre gostei de investigar as palavras.  Hoje andei com esta na cabeça, não me largou: nostalgia . Fui ver o seu significado...