domingo, 1 de setembro de 2024

Na borda destas águas mansas | Au bord de ces eaux calmes

 


Lac de Chalain (foto retirada da net)


Na borda destas águas mansas e imperturbáveis a minha certeza de já ter perdido tanta da ondulação da vida desenha-se perfeita e bem definida nas formas que fazem as sombras das árvores, tão firmes e seguras. Talvez tenha desejado demasiado ser como elas. A estabilidade dos largos troncos, a segurança das raízes, a constante verticalidade. Talvez me devesse ter sonhado pássaro, uma dessas criaturas enigmáticas que tanto admiro e que insistem em pousar-me, distraídas, nos galhos dos olhos, esses sim, inquietos, sempre à procura de uma certa altitude inacessível aos seres comuns como eu. 


*


Au bord de ces eaux calmes et tranquilles, ma certitude d'avoir déjà raté tant d'ondulations de la vie est parfaitement et bien définie dans les formes que prennent les ombres des arbres, si fermes et si sûres. Peut-être ai-je trop voulu leur ressembler. La stabilité de leurs larges troncs, la sécurité de leurs racines, leur constante verticalité. Peut-être aurais-je dû me rêver oiseau, une de ces créatures énigmatiques que j'admire tant et qui s'obstinent à se poser distraitement sur les branches de mes yeux, qui s'agitent, toujours à la recherche d'une certaine altitude inaccessible aux créatures ordinaires comme moi. 


*


 


Eu com a minha mãe, a minha tia e a minha avó no Lago de Chalain
Moi avec ma mère, ma tante et ma grand-mère au lac de Chalain
(1974)



4 comentários:

  1. Linda reflexão! ssas raízes nos fazem ser o que somos, buscando a verticalidade sem esquecer que nessa trajetória há finos galhos que se entrelaçam e por vezes nos fazem lembrar da necessidade de rever rumos e traçar novas rota como pássaros em voo livre. Grandes mulheres registradas nessa fotografia! :)

    ResponderEliminar
  2. Tens pássaros que te saem do olhar para com eles usufruíres das águas mansas e assim esqueceres a demasiada ondulação que é a vida.. Carinhosa, a imagem.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar

Fazer da nostalgia um verbo | Faire de la nostalgie un verbe

   riviére Ain Sempre gostei de investigar as palavras.  Hoje andei com esta na cabeça, não me largou: nostalgia . Fui ver o seu significado...